04/11/2013 - Sem categoria

Perda auditiva – a tecnologia a serviço da qualidade de vida.

Quem de nós, não possui um familiar ou conhecido com problemas auditivos? Problema muito comum nas faixas etárias mais idosas, a surdez vem ganhando cada vez mais importância, e a tecnologia vem contribuindo com a melhora na qualidade de vida destas pessoas.
O avançar da idade, fatores genéticos, medicações, doenças cardiovasculares e metabólicas; todos estes fatores contribuem para que a perda auditiva ocorra.
Infelizmente, para a maioria dos casos, a surdez é definitiva, sem chance de cura. No entanto, engana-se quem pensa que o destino de quem sofre com a surdez está selado.
Graças aos avanços tecnológicos e a grande concorrência no mercado de próteses auditivas, a cada dia somos surpreendidos com novos dispositivos e aparelhos que têm como objetivo reabilitar a audição daqueles que não ouvem bem, principalmente os idosos.
Os altos preços, a vaidade e a vergonha em utilizar as próteses auditivas, por muitos anos privou grande parte dos idosos e deficientes auditivos de melhores possibilidades auditivas. Porém, estas desculpas já não são aceitas. As condições de pagamento melhoraram bastantes nos últimos anos, graças ao fim da super-inflação e aos financiamentos; e a incorporação de novas tecnologias fez com que aqueles aparelhos grandes e pouco estéticos, dessem lugar a aparelhos cada vez menores e mais discretos.
Poucos sabem, mas o grande compositor clássico Beethoven sofreu de uma perda auditiva precoce. A nossa sorte é que a maioria das Sinfonias que ele compôs, foi prévia ao seu problema auditivo. Já pensaram a nossa sorte, se ele pudesse ter tido a sua disposição as novas tecnologia para driblar a surdez? Quantas sinfonias mais ele poderia ter composto, antes da sua morte?
A indicação para uso de uma prótese auditiva deve ser feito por um médico otorrinolaringologista, após o diagnóstico preciso da surdez. E a adaptação do aparelho deve ser feito por um profissional fonoaudiólogo, que deve acompanhar o paciente periodicamente, para que o resultado seja o melhor possível.
Um bom dia a todos.

POSTAGENS RELACIONADAS