top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Paulo Saraceni Neto

Sangramento Nasal

Atualizado: 19 de mai. de 2021



A epistaxe, nome técnico dado ao quadro de sangramento nasal, é a urgência otorrinolaringológica mais frequente. Mais da metade das pessoas já apresentou algum tipo de sangramento nasal durante a vida.

A maior parte destes sangramentos é de leve intensidade, e geralmente são controlados mesmo sem o suporte médico. Porém, em alguns casos somente a intervenção do especialista consegue conter a hemorragia.

O sangramento do nariz pode ocorrer tanto em adultos, como em crianças. Nos pequenos, geralmente os quadros são mais leves. Já nos adultos e principalmente nos idosos, estes sangramentos tendem a ser um pouco mais intensos, e muitas vezes sofrem interferência de condições sistêmicas, como por exemplo distúrbios de coagulação e hipertensão arterial.

A facilidade de sangramento do nariz, se dá pelo fato de este ser um órgão extremamente vascularizado. A função de umidificar e aquecer o ar que inspiramos, faz com a mucosa nasal necessite de muita quantidade de sangue circulando. Este sangue é fornecido principalmente pela artéria esfenopalatina, artéria facial e artérias etmoidais anterior e posterior.



Tão importante quanto o controle da epistaxe, é a identificação da sua causa, que pode variar bastante.

- Causas locais - Rinites, sinusites, trauma nasal, cirurgias, perfuração de septo, uso de cocaína, corpo estranho, tumores benignos e malignos e fatores climáticos.

- Causas sistêmicas - uso de anticoagulantes, coagulopatias, hipertensão arterial, leucemias e insuficiência hepática.

Os casos mais leves, que perfazem a maioria dos casos geralmente são controlados com medidas locais: hidratação da mucosa, controle da causa, tamponamento ou cauterização química.

Naqueles quadros mais intensos, o médico otorrinolaringologista pode lançar mão do tratamento cirúrgico. A técnica mais utilizada para este fim é o da cauterização endoscópica da artéria esfenopalatina (ramo da artéria maxilar). Em raros casos, a embolização via angiografia, pode ser uma alternativa no tratamento.



Fonte: Otorrinolaringologia - Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar

UNIFESP/Escola Paulista de Medicina

Yotaka Fukuda - Editora Man

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page