• Dr. Paulo Saraceni Neto

Gripe, resfriado ou rinite?

Atualizado: Mai 19

Uma nova postagem do site da ABORL (Associação Brasileira de Otorrinolaringolgoia e Cirurgia Cérvico-Facial), de uma maneira bem simples tenta ajudar os pacientes a identificar a diferença entra estas três entidades, tão prevalentes nessa época do ano. Vale a pena conferir.

"Você sabe a diferença entre uma gripe, um resfriado e uma rinite alérgica? É só começar os espirros que já achamos que é gripe. Por terem os sintomas semelhantes, é comum que as pessoas se confundam na hora de diagnosticar o problema, aumentando assim o risco do consumo da medicação errada.

O resfriado é o que possui os sintomas mais leves e geralmente com tratamentos rápidos. O principal sintoma é a obstrução nasal e em alguns casos o paciente apresenta febre baixa ou dores musculares.

A gripe tem como principais características a febre acima de 38ºC, as dores musculares e de cabeça e o cansaço. Para o tratamento da gripe, recomenda-se repouso, alimentação balanceada e ingestão abundante de líquidos. Também existe uma medicação especifica contra o vírus que diminui a chance de complicações

A rinite, ao contrário da gripe e do resfriado, não faz com que os pacientes apresentem desconfortos como dores musculares e de cabeça, febre e indisposições, mas o nariz entope, coça, espirra e sai coriza. Esses sintomas são manifestados após contato com alguma substância que provoca a alergia.

Caso possua sintomas de rinite, procure um médico Otorrinolaringologista e faça o tratamento adequado."

*fonte ABORL: http://www.ouvidonarizegarganta.org.br/index.php/2013/05/gripe-resfriado-ou-rinite/